Histórico
Percebendo a grande diversidade cultural nas cidades que é presente, e diante disso identificamos a necessidade de criarmos alternativas que possibilitasse um maior envolvimento da sociedade com os fazedores de cultura local e regional. Deste modo criamos a ação com o nome de Semana do Folclore que tem sido desde então um mecanismo de difusão da cultura popular da região.
E partindo do pressuposto que o evento poderia ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento do folclore brasileiro e da cultura popular. Nessa perspectiva inicia o processo de fomento e construção da ação concreta visando o fortalecimento e desenvolvimento dos seguimentos culturais. Também atendendo orientação da Carta do Folclore Brasileiro, aprovada do I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro, de 22 a 31 de agosto de 1951, a sua primeira edição foi realizada em agosto de 2014 na cidade de Luziânia. Que no ano seguinte foi instituído o projeto por meio de decreto de nº 197 de 01 de julho de 2015, que inclui no Calendário Oficial de Eventos daquele município.
O dia do Folclore foi instituído pelo Decreto nº 56, 747, do Governo Federal em 1965, pelo então Presidente da Republica, Marechal Humberto de Alencar Branco, com fins de homenagear a riqueza da cultura popular brasileira. A palavra “folclore” tem origem europeia. Em 22 de agosto de 1846, o arqueólogo inglês Willian John Thoms criou uma expressão para designar os requisitos dos cantos, narrativas, costumes e mitos de um povo ao juntar os termos “folk” (povo) e “lore”.
Passados 176 anos da criação da palavra “folclore”, as comemorações em torno da cultura popular se fortaleceram com o tempo. Em Goiás, são inúmeras as manifestações culturais dos mais variados, e por ser um estado dotado de tamanha riqueza que o Dia do Folclore sempre é lembrado pelas instituições, escolas e grupos que fazem parte da cultura popular..
Público Alvo
População em geral, pois, compreendemos que o tema folclore é voltado para todas as idades e públicos, tendo em vista ser um elemento fundamental para a vida do ser Humano. A ancestralidade é à base da origem da população, portanto conhecer o folclore é conhecer de fato sua origem. A Carta do Folclore reafirma que “Considerar a cultura trazida do meio familiar e comunitário pelo aluno do planejamento curricular, com vista a aproximar o aprendizado formal e não formal, em razão da importância de seus valores na formação do individuo”. A cultura pode contribuir na aproximação dos fazedores de cultura e o saber cultural.
Resultados alcançados
O evento tem trazido oportunidades de acesso, difusão e fomento da cultura popular, além de gerar renda para os segmentos artísticos, economia criativa do turismo e consequentemente amplia para o desenvolvimento cultural local e regional. Somos uma sociedade multicultural com isso elevando para o conhecimento, a exemplo a palavra “folclore”, não representa o que boa parte da população imagina vai muito além. Estão presente nos fazedores de cultura, na literatura, nas peças de teatro, artesanato, danças folclóricas e todas as manifestações presentes no dia a dia da população.
Ao longo dos anos a inciativa Festival Folclórico tem atingido um grande público, e artista, fazedores de culturas, diversas áreas, artesanato, teatro, danças, circo, folia de Nossa Senhora da Abadia, orquestras de violeiros, grupos de catira, grupos de quadrilha, boi bumba, cultura indígena e lendas do cerrado, rainha do folclore, samba, gafieira, forro pé de serra, capoeira, literatura e artes visuais.
Divulgação