Cordeliando

Cordeliando

Logomarca

Histórico

O projeto foi idealizado por João Almir que é produtor cultural, escritor, cordelista autor de diversos livros e folhetos cordéis, criado na perspectiva das mídias sociais no ano de 2016. Com objetivo de divulgação e criação de conteúdos para difusão da literatura de cordel.

De forma despretensiosa inicialmente, e com o passar dos anos foi ganhando corpo para além de difundir, uniu pessoas leitoras e escritores para divulgar suas produções em pílulas. E também no auxílio de novas produções literárias com custos reduzidos em plataformas digitais e impresso. A partir daí essas produções e o trabalho do grupo que passou a adentrar em espaços culturais, escolas e feiras do livro. Bem como a utilização das narrativas dos cordéis para contações de histórias, exposições de folhetos, xilogravuras fortaleceu o movimento do livro e leitura.

Já em 2018 o grupo já consolidado com a participação de voluntários e colaboradores que vieram somar esforços para desenvolver outras ações como: Oficinas de Cordel, Xilogravura, e mesclando outras linguagens como o teatro, circo, com a literatura de cordel. Vindo a consolidar-se como coletivo na perspectiva de difusão da literatura de cordel como o principal segmento.  

Com inspiração e vivência e prática de todas as literaturas, que contribuí para o desenvolvimento humano, pois carrega a potencialidade e representatividade enorme no Brasil. E ainda por compreender que toda ação que visa à difusão cultural, a partir de iniciativas de promoção como meio para construção do livre pensamento dos envolvidos, a ponto de criar e constituir a inter-relação, que possibilita o intercâmbio cultural e a valorização, respeito a diversidade cultural brasileira, assim como valores e técnicas relacionadas à defesa de direitos humanos, ambientais e à articulação de redes solidárias de colaboração com a prática da literatura nos espaços seja formal ou não formal.

O que fazemos

O Grupo Cordeliando realiza projetos e ações locais e regionais, com conexões arte educadores, cordelistas, contadores de histórias e escritores nacionais, com ênfase nas áreas literária. Desenvolvemos projetos em parceria com o poder público, com organizações da sociedade civil, além de empresas privadas. São projetos que tem como objetivo promover a formação livre dos envolvidos, o intercâmbio cultural e a valorização da diversidade cultural brasileira, assim como valores à articulação de redes solidárias de colaboração. Missão Promover a defesa dos direitos à leitura e escrita cm conformidade com a Lei n. 13.696, de 12 de julho de 2018, democratizar o acesso ao livro, valorizar a leitura e o incremento de seu valor simbólico e Institucional, fortalecer ações de estímulo à leitura. Criando e formando de redes solidárias de cultura e comunicação.

Ser um Instrumento de fomento e incentivo

O grupo tem como um dos objetivos principais motivar e influenciar pessoas a desenvolver seus projetos literários, com a ação Projetos Publique seu primeiro Livro. A literatura é definida como a arte das palavras, mas tudo que ela representa, simboliza e configura vai muito além de arte. Ela é um instrumento universal de comunicação e contribui para o crescimento intelectual de todos os seres humanos e a eles é garantido o direito ao acesso a essa manifestação artística. Realizado em parceria com o Clube dos Autores e Editoras e apoiadores, o coletivo tem contribuído na edição e publicação de livros e cordéis..

Objetivo geral

Difundir o Cordel em Brasília e região nas escolas, espaços e equipamentos culturais da capital e região por ser uma relevante iniciativa que contribuí com a sociedade, é um segmento reconhecido do país como Patrimônio Cultural Imaterial desde 2018. Vem sendo objeto de pesquisas por universitários e pesquisadores. Os resultados observados é que contribui com oralidade ou pela capacidade de dialogar com outras linguagens cênicas como o teatro, o cinema e a TV, ou mesmo com as artes visuais, por meio da xilogravura, bem como a desconstrução de estereótipos.